15 anos sem Senna...

É gente, hoje fazem 15 anos que Deus resolveu levar Ayrton Senna da Silva para junto dele. Para a minha geração, Senna é e sempre será um ídolo, um exemplo de homem honrado, de competidor, de empresário, enfim, como diria Tina Turner, Senna é "Simply the Best!"



Acompanhar os Senna nos GP`s ao redor do mundo chegava a ser uma tradição da família brasileira nas décadas de 80 e 90. Eu me lembro de ver as corridas junto ao meu pai, chorar cada vez que ouvia aquela famosa musiquinha na globo e vendo a bandeira brasileira sendo carregada pelo lado de fora do carro. Senna trazia alívio ao povo brasileiro a cada domingo e por 3 anos, 3 campeonatos, ele colocava o Brasil no lugar de destaque mundo afora.

Mr. Mônaco

Esse era um dos "títulos" atribuídos a Senna, devido à maneira como ele dominava este que é um dos circuitos mais difíceis do mundo.



Como Senna explica no vídeo, ele sempre buscava o limite dele e do carro, e fazia isto como ninguém. Além disso, ele sempre que podia encorajava o brasileiro a não desistir nunca, e isso era algo que nos conectava a este herói nacional, afinal somos todos brasileiros e não desistimos nunca, e nos surpreendemos constantemente com o poder do brasileiro de superar desafios, mesmo em um país cheio de corrupção, onde os políticos que deveriam governar para o povo governam para eles próprios, em figuras como Ayrton é que o povo realmente se espelha para prosperar, e este é o grande legado de Senna para o Brasil.

O melhor na chuva.

Senna era imbatível na chuva, e ponto final. Sobre isto nem tem o que dizer, apenas assita o vídeo abaixo e você vai entender e concordar comigo!



E os críticos diziam que não havia pontos de ultrapassagem em Donington Park... Humpf!

Emoção pura

Grande Prêmio de Interlagos de 1991, Senna domina, faz a pole, e leva a corrida de ponta a ponta. Mas o que realmente deixa os cabelos em pé, é que as últimas 10 voltas ele correu com o câmbio destruído, funcionando somente a 1 e a 6 marcha e, pra piorar, nas ultimas 3 voltas começou a chover. Essa corrida está na memória de todo o fã de F-1, com certeza!



Rivalidades e amizades

Senna sempre foi controverso, o que é normal para alguém que deseja atingir um objetivo tão difícil, nem sempre todo mundo vai ser seu amigo, pelo menos durante a corrida!

As principais rivalidades que Senna contruiu se transformaram em grandes amizades, mesmo que anos depois. Que o diga Nigel Mansell, o leão britânico, com quem Senna travou grandes duelos na época da Williams de suspensão ativa, porém os dois também protagonizaram uma das imagens mais legais da formula 1, quando Mansell dá uma carona para Senna no final da corrida de Donington Park.



Outro fato inesquecível protagonizado por Senna, algo que nunca vi em nenhuma modalidade, e que demonstra a grandeza desse cara... Senna desiste da corrida para ajudar o piloto Eric Comas, que bateu forte em Spa.



Senna bateu e estabeleceu muitos recordes enquanto corria, a maioria deles foram batidos já, e quase todos pelo alemão M.Schumacher. Mas Senna é tão importante no mundo da F-1, que até mesmo o grande Schumacher, que não esconde que é e sempre foi fã de Senna, não consegue conter as lágrimas quando iguala o número de vítorias de Senna.



Bom, muito pode se dizer e se mostrar sobre Senna, ele é um ídolo não só no Brasil, mas na Inglaterra, no Japão, em Mônaco, enfim, ao redor do mundo, hoje, existem muitas pessoas chorando a morte deste tricampeão. Eu sou um deles, com os olhos cheios de lágrimas, não consigo mais escrever. Senna se foi, mas seu legado continua dentro de nós, e a sua mensagem continua verdadeira para todos nós.



Mas que droga, ele não queria correr naquele domingo, está claro nos vídeos antes da largada... E cada vez que vem à memória aquelas malditas palavras de Galvão Bueno: "Bate forte Ayrton Senna"...



OBRIGADO SENNA!



PS.: Se você procura por mais notícias, entrevistas, fatos e curiosidades sobre Ayrton Senna, acesse este site da Globo.com.