Análise de Blog - Parte I

Uma entre as mais importantes ferramentas para o "blogueiro", se não a mais importante, é a informação. Ela deve ser relevante e de fácil compreensão para o leitor, seja ele assíduo ou esteja somente passando pelo blog.

Bom, o "blogueiro" antes de mais nada também é um leitor, e geralmente assíduo, de outros blogs. Eu por exemplo estou acompanhando neste momento mais de 10, embora alguns eu seja apenas passageiro!

Agora, não é só o conteúdo do blog que chama a nossa atenção. Quem possue um blog estará certamente prestando atenção nos elementos da página em questão, na publicidade, no design, em como o blogger busca novos leitores, etc.

Por isto estarei analisando alguns destes blogs que acompanho e compartilhando aqui alguns pontos chaves para o sucesso do blog. O primeiro da lista é o Technorati.



Technorati é basicamente uma base de links para assuntos relevantes às sessões do blog, ou seja, ele seleciona os artigos interessantes na web e disponibiliza no blog links para os leitores. Os tópicos vão desde tecnologia, esportes e política até celebridades, música e entretenimento, e em todos os tópicos existe muito conteúdo, com uma linguagem de fácil compreensão. Ah, e novos conteúdos são adicionados diariamente!

Embora o blog seja sobre diversos tópicos, o que mais chama atenção são os posts sobre tecnologia mesmo. Seja sobre vídeos engraçados, gadgets do momento ou ajuda sobre anúncios na internet (advertisement), a maioria das participações dos leitores do blog está neste sessão.

Um exemplo de como funciona o blog segue aqui: Há 7 horas atrás o blog postou uma notícia sobre o número de visitantes do site Twitter, que teria ultrapassado 19 milhões. A notícia é do site TechCrunch.

O design do blog também é uma das coisas mais importantes, pois é o cartão de visitas para o leitor. No caso do Technorati, o design é interessante, mas as vezes parece meio poluído. De qualquer maneira as sessões estão bem definidas e de fácil localização, então após alguns minutos navegando pelo blog você já entende como funciona!

O blog é em inglês (existe uma versão em japonês também) e você pode acompanhá-lo acessando o link disponibilizado no início do post, via RSS Feed, ou pelo Twitter.

0 comentários:

Postar um comentário