Os 5 melhores destinos para mergulho no Brasil

Esse é o primeiro post sobre turismo e nada mais apropriado do que escrever sobre uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou viajando: Mergulhar!

Para quem nunca mergulhou, fica a dica: Experimente! Mesmo que não saiba nadar, não há problema, pois os profissionais são treinados para lidar com todos os tipos de pessoas. Geralmente é preenchido um formulário antes para que a operadora saiba que tipo de problemas a pessoa pode encontrar com o equipamento e é importante preencher corretamente.

Para quem já conhece o mergulho, dispensa comentários. É realmente uma atividade maravilhosa, a sensação é de imersão total, você se sente parte da natureza, vendo as mais variadas formas e cores, nadando com tartarugas e golfinhos (tubarões também para os mais experientes, ou corajosos!), arraias, polvo, enfim... é uma variedade muito grande de vida próximo aos recifes e é muito emocionante e viciante.

Então farei abaixo uma lista, com breve explicação, do que EU considero alguns dos melhores points de mergulho do Brasil. É claro que não estive em todos (ainda...) mas se você tiver alguma sugestão, favor comentar que será anotado, como futuro destino.

1. Fernando de Noronha

A ilha é um pedaço de paraíso. Um refúgio para quem vive em cidades grandes, pois é possível caminhar tranquilamente à noite, mesmo tudo estando na mais completa escuridão, e deixar o buggy com a chave na ignição que nada acontece. Em relação ao mergulho, lá foi onde realmente me apaixonei, mergulhei em diversas praias sempre literalmente rodeado de peixes das mais variadas formas e cores, arraias passando a centímetros, tartarugas nadando a um palmo de você, e tudo muito lindo, as mais bonitas praias do Brasil, como Sancho e Sueste e pessoas muuuuito atenciosas e alegres.

2. Abrolhos



Com certeza abriga uma variedade tanto quanto ou maior de vida marinha do que Noronha. Com uma área de recifes de aproximadamente 15 km de extensão por 5 km de largura, é também o "berçário" das baleias Jubarte... não precisa falar mais nada né!





3. Ilha Grande

Lugar paradisíaco no litoral sul do Rio de Janeiro, que já foi presídio e refúgio de piratas, agora é o lugar perfeito para o eco turismo e mergulho. Em Ilha Grande, você tem uma variedade de possibilidades enorme. Pode mergulhar em águas calmas e quentes do mar de dentro ou se aventurar nas ondas e correntes cheias de vida do mar de fora. Até mergulho noturno é possível, este lugar definitivamente deve estar na carteirinha de todo o mergulhador.

4. Búzios

Ainda no litoral fluminense, mas um pouco mais ao norte, quase 200Km de distância partindo do Rio de Janeiro, fica a Armação de Búzios, ou simplesmente Búzios. Águas aproximadamente em 22 Graus, em uma plataforma raza e cheia de vida junto à costa são ideais para a prática do mergulho livre. Já quem curte o mergulho autônomo pode curtir a Ilha de Âncora, que fica a apenas 30 minutos de lancha.

5. Bonito

O melhor point de caverna no Brasil: as cavernas submersas de Bonito.

Dentre as mais conhecidas estão a Gruta do Mimoso, com 50 metros de profundidade; o Buraco das Abelhas e do Sapo, que é um complexo de rios subterrâneos que corre para a superfície. Há ainda as nascentes do rio Formoso e o famoso Abismo Anhumas, com seus cones submersos.

Com certeza existem mais lugares, mas estaremos falando mais detalhadamente destes e de outros destinos adiante.

0 comentários:

Postar um comentário