FMI diz que Brasil pode sofrer recessão este ano.


De acordo com o diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, o Brasil registrará um crescimento mínimo ou entrará em recessão, previsão no mínimo pessimista de acordo com o que o governo previu. Mas apesar da previsão, Strauss-Kahn afirmou que o Brasil estaria, ainda assim, em posição privilegiada, pois conta com boa política economica e uma reserva estimada em mais de US$ 200 bi.

Alheio às previsões do FMI, o Ibovespa atingiu hoje o maior patamar em 6 meses, quando subiu 1,66%, atingindo a marca de 46.024 pontos no pregão de hoje. A Usiminas foi uma das empresas líderes deste movimento, subindo 6,4% e sendo cotada a R$ 33,30, enquanto as blue chips Petrobrás e Vale pouco contribuíram subindo 0,1% e 0,8%, respectivamente.

Falando em Petrobrás, o presidente Lula admitiu que o governo estuda redução no preço dos combustíveis. A previsão segundo o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, é de que os preços devem ser reduzidos somente após três a quatro meses, mesmo que o movimento dos caminhoneiros esteja pressionando uma decisão rapidamente. Antes, o governo precisará estudar como isto afetará o ICMS nos estados produtores de gasolina e óleo diesel. De acordo com o Ministro, a idéia é que a Petrobras não arque com os prejuízos na futura queda dos preços.

Fonte: Invertia.

0 comentários:

Postar um comentário